Projeto

O Plano do inventário técnico-científico para a arquitetura de valor histórico do município de Macaúbas surgiu em 2006 durante o curso da faculdade, onde nosso embasamento se solidificou com as metas do curso de especialização em "Gestão do Patrimônio Cultural", quando resolvemos utilizar os compromissos firmados a serviço da ciência e do bem estar social, fruto de diversos trabalhos, do amadurecimento de idéias nas pesquisas de campo e estudos realizados no município de Macaúbas e região. O interesse foi impulsionado durante a montagem do PDD - Plano Diretor Desenvolvimento do município. A partir de então iniciamos projetos de pesquisa e atividades sobre origem, produção, valorização e preservação de bens culturais. A principal atividade que vem sendo realizada até o momento é o projeto "Exposição Fotográfica Passado e Presente - Conhecendo o acervo e a memória arquitetônica macaubense". Apresentada inicialmente no lançamento da secretaria de Cultura de Macaúbas, a idéia da exposição foi se estruturando até chegar no patamar que se encontra hoje.

Este projeto de inventário é de caráter inédito no local e propiciará ao município um estudo científico muito importante, que legará as comunidades uma série de benefícios que contribuirão para reflexão e o conhecimento técnico-científico, sobre sua história, diversidade cultural, aplicação de políticas de preservação e gerenciamento da área de patrimônio e educação. O projeto tem a participação de fotógrafos, historiadores, arquiteto, auxiliares de produção, profissionais do ramo das ciências humanas e artes atuando na busca pela compreensão e desenvolvimento do nosso objeto de estudo.

O inventário do patrimônio cultural arquitetônico tem então o propósito de subsidiar e alavancar estudos especializados a partir da descrição sistematizada, mapeamento e catalogação de seus acervos (assim como apregoava Lúcio Costa durante décadas na SPHAN), congregando ações pontuais de registros fotográficos de valor histórico, pesquisas bibliográficas, anotações, plantas arquitetônicas, entrevistas diretivas com os proprietários dos imóveis tanto na sede do município como nos distritos da zona rural, além de estratégias com intercâmbios em outros distritos que pertenceram à Macaúbas, como é o caso de Santa Rita (em Boquira) e Paratinga (que antigamente jurisdicionava Macaúbas), complementando desta forma o estudo (corolário) para os objetos alvo da pesquisa. O público alvo (direto e indireto) é de aproximadamente 3000 pessoas entre estudantes, professores, gestores e agentes culturais envolvidos no ensino, pesquisa e gestão de políticas.

O acervo arquitetônico remanescente existente em Macaúbas tem origem no início do século XIX. No texto "Zonas de Estruturação Urbana", fazemos uma síntese do nosso povoamento com a análise dos distritos mais antigos. Ocorreram muitas descaracterizações, mutilações e demolições ao longo do tempo devido à modernização, emergências da sociedade contemporânea e especulações.

Os documentos fotográficos começaram a ser registrados no início da década de 1920. Segundo o fotógrafo Francisco Xavier (Chiquinho), os registros começaram por um viajante apelidado de Antônio das lavras oriundo da Chapada Diamantina, que trouxe as primeiras máquinas fotográficas e outros objetos tecnológicos que chegaram ao sertão, fruto da economia dos diamantes e criação de gado. O registro fotográfico constitui-se como fontes documentais em potencial na reconstituição de informações perdidas e desencontradas sobre o nosso passado, pois há poucas referências locais como livros e arrolamentos antigos sobre o assunto.