quinta-feira, 19 de maio de 2011

Modelo de Ficha do Inventário do Acervo Arquitetônico

Prezados leitores, 

Pensando em outros trabalhos de pesquisa com essa temática que surgirão, ou seja, de pesquisadores que buscarão rumos como nós no que se refere à gestão de um inventário arquitetônico, decidimos disponibilizar neste blog o modelo de ficha utilizado no inventário macaubense, cujo objeto de estudo é as estruturas arquitetônicas e urbanísticas. Este estudo é formado por duas etapas: a primeira etapa é - Monumentos e Sítios – Zona Rural; e a etapa seguinte – Monumentos e sítios – Sede.


O protótipo desta ficha macaubense foi reorientada e aperfeiçoada diversas vezes seguindo o Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia, produzido pelo prof. Paulo Ormindo D. De Azevedo e equipe. Como este é da década de 70, de lá para cá houve muitas novas informações como as nomenclaturas da área de arquitetura e patrimônio que foram modificadas, resolvemos então mesclar dados do Inventário da 4ª Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a partir das experiências de trabalho do nosso arquiteto, Lucas Figueiredo Baisch com o de Azevedo. Vale frisar que o inventário do prof. Azevedo é um referencial clássico tanto no Brasil como no exterior.

De uma maneira geral reforçamos que o universo metodológico e a gestão da política de um inventário não comportam padrões ou receitas, sendo especificamente construídos de acordo com a realidade dos lugares e grupos sociais, bem como dos bens culturais de determinadas regiões, as quais se aplica este instrumento de preservação do patrimônio.

Para ampliar, clique na imagem


Para ampliar, clique na imagem


Para ampliar, clique na imagem


Ficamos ao dispor para outros esclarecimentos.

- José Antônio de Sousa -
Coordenador do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário