sexta-feira, 3 de junho de 2011

Arquitetura rural macaubense apresentada em congresso sergipano

O artigo Observações sobre a arquitetura rural no município de Macaúbas – Chapada Dimantina – Ba de autoria de José Antônio de Sousa e Lucas Figueiredo Baisch, Historiador/coordenador e arquiteto do Plano do Inventário cultural do acervo arquitetônico do município de Macaúbas, foi selecionada e apresentada no dia 21 de maio de 2011 durante o “I Congresso Estadual de Memória e Patrimônio: Estratégias e ações para a salvaguarda do patrimônio de risco ocorrido na cidade de Aracajú, Estado de Sergipe”.

O presente artigo faz parte dos resultados parciais do inventário cultural das estruturas arquitetônicas e urbanísticas do município de macaúbas, Bahia, que atualmente se encontra em fase de conclusão. O objetivo do artigo foi discutir a configuração dos espaços internos das residências da zona rural do município inventariados até então, trazendo suas particularidades a partir de seis exemplares levantados em campo, cuja relevância está no estudo da arquitetura enquanto representação da sociedade que a criou.

Em Sergipe foram apresentadas as características do programa construtivo das casas macaubenses na zona rural, evidenciando não só os elementos arquitetônicos, mas também as relações do homem com os espaços, seja nos aspectos do trabalho, lazer e outras necessidades. Ficou evidente nas pesquisas que as ideias de Paulo Ormindo David de Azevedo quando do seu inventário na região na década de 70, e das suas considerações sobre a arquitetura no sertão, cada vez mais atuais, entre elas a perda das linhas seqüenciais como os salões sociais, a linha de cômodos e os salões de interação familiar sendo que o corredor de circulação até então um elemento típico da arquitetura portuguesa vem se constituindo cada vez mais como uma via bloqueada. Sinalizam-se também os puxados para banheiro e cozinha, varandas, sótão, salões de festas, palanques e paióis, etc.

Entre os problemas debatidos, mais uma vez o problema político encabeça a lista e a falta de apoio e conhecimento dos dirigentes políticos que em sua grande maioria não se alinham com o tema dentro da área de educação e cultura, foi uma constante nas comunicações.

Mais informações sobre o evento tais como: temas, palestrantes, e etc, no blog http://congressopatrimonioufs.blogspot.com.


José Antônio de Sousa
coordenador do Plano de Inventário em Macaúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário