quarta-feira, 11 de abril de 2012

Expedição à Praça Imaculada Conceição (parte alta)

Prezados Leitores,


O projeto do Inventário Cultural iniciou-se os trabalhos na sede do município a partir da Praça Matriz em abril de 2011 e por ali a equipe realizou diversas incursões em seus espaços e edificações, com a realização de entrevistas, pesquisa histórica e produção documental realizada por nós com auxílio da nossa colaboradora Elenir de Figueiredo e moradores. As análises e levantamento arquitetônico foram organizados por Lucas Figueiredo Baisch. A produção fotográfica foi feita por Afonso Maria de Ligório Sant’Ana com auxílio de Lucas Figueiredo Baisch e por nós, na busca por perspectivas metodológicas de um inventário.

O inventário cultural seguiu um parâmetro de delimitação, classificação e denominação em duas grandes partes físicas que chamaremos de “Parte Alta” e “Parte Baixa”, a partir do referencial da implantação da igreja, seu adro e a topografia, como referenciais no entorno desta praça. Nas publicações que seguirão neste blog, dividiremos em três partes, separando a igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a Casa Paroquial como a terceira parte, por conta do grande número de imagens.

A Parte Alta, objeto da publicação de hoje, compreende e destaca-se: O sobrado do antigo Paço Municipal (atual Biblioteca Municipal Professor Zacarias do Amaral Rêgo), o conjunto arquitetônico da Fundação Cultural Prof. Mota, o Museu Regional de Macaúbas e o casarão de Mário Domingues do Amaral.

O conjunto arquitetônico dessa praça encontra-se disforme, descaracterizado e há apenas alguns remanescentes que resistem ao tempo. O acervo ao longo de sua história passou por várias transformações e há uma superposição de formas e estilos. O requinte de algumas edificações demonstra o poder econômico dos seus primeiros moradores, ou seja, das famílias tradicionais. Diferente da zona rural que tem uma concepção vernacular, modesta e sem apuro em seus programas construtivos representaria em alguns casos as nossas classes populares. Porém, procuramos extrair do seu universo entre o acervo modesto e o arrojado, o respeito e a valorização com a mesma desenvoltura, pois trata-se de modos e aspectos culturais do fazer de classes distintas social e economicamente.

A Praça Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição esta localizada no Centro Histórico da cidade de Macaúbas. Segundo a Carta de Petrópolis, é um “sítio Histórico” e “área crítica”, também conhecido como núcleo histórico ou Sítio Histórico Urbano – SHU. É, portanto, um espaço que concentra os modos de fazer e viver da cultura material e imaterial dos macaubenses ao longo de sua evolução histórico-social, carregada de importância econômica. Ali foram erguidas edificações civis e religiosas, acontecimentos históricos como o conturbado período coronelista baiano, antiga feira, manifestações religiosas e culturais presentes em nossa memória e tradição.

Mais detalhes da caracterização histórica desta área e seu acervo arrolado serão organizados na futura publicação.


- José Antônio de Sousa -
::::::::: COORDENADOR :::::::::


-----------------------------------------------------------------------------------------------














































































-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário