sexta-feira, 1 de junho de 2012

Expedição à Praça Imaculada Conceição (Igreja Matriz)

Prezados leitores,
Igreja matriz de N. Srª. Imaculada Conceição, Foto p&b, autor desconhecido.
Como os senhores puderam ler nas publicações anteriores, a Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Macaúbas é um patrimônio cultural edificado dos macaubenses, situada no Sítio Histórico Urbano da cidade e representa um bem de excepcional valor histórico, artístico e cultural. Abordamos esta arquitetura na exposição itinerante fotográfica "Passado e Presente: Conhecendo o acervo e a memória arquitetônica macaubense", patrocinada pelo Banco do Nordeste. É, portanto, um espaço que concentra os modos de fazer e viver da cultura material e imaterial dos macaubenses ao longo de sua evolução histórico-social.

Uma ênfase especial foi dada à esta edificação quanto ao seu processo de inventariação. As pesquisas históricas, o preenchimento da ficha catalográfica e as medições foram organizadas por nós, com o auxílio de Elenir de Figueiredo. O levantamento arquitetônico foi planejado por Lucas Figueiredo Baisch, sendo os registros fotográficos feitos por Afonso Maria de Ligório Sant’Ana sob nossa orientação e do arquiteto quanto as perspectiva.


O registro fotográfico acima documenta a situação da Igreja Matriz em meados do início do século passado. Nota-se a sua implantação no terreno que fora doado pelo capitão Inácio Alves de Jesus em 1826, num documento de foro lavrado na antiga comarca de Santo Antônio de Urubu. Alves doou um grande terreno correspondente ao centro antigo da cidade, para construção da nova igreja matriz com invocação a Nossa Senhora Imaculada Conceição, (VICENTE, 1964, p. 11-12), pois a antiga capela situada no Coité se encontrava em ruínas. Muito provavelmente obedeceu a um modelo de planta desde os primórdios da criação da freguesia. Observa-se o modelo português de igreja barroca com planta em “T” muito estudada na Bahia pelo arquiteto Paulo Ormindo David de Azevedo em seu inventário. A construção sofreu muitas intervenções, sendo parcialmente modificada. Como exemplo de máxima intervenção cita-se a do início da segunda metade do século XX, coordenada pelo engenheiro macaubense Airton Borges.

O registro a seguir tem a perspectiva dos fundos da edificação, notando-se uma janela guarda-corpo, dois óculos, as guarnições em arco pleno, simetria entre os vãos e duas torres com campanários. Com este documento fotográfico é possível estudar, pesquisar sobre as intervenções na unidade estilística original da obra.

Mais detalhes na futura publicação e seguindo algumas referências históricas como o livro "Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas" de autoria do prof. Alan José Alcântara de Figueiredo. Observa-se sua integridade, mas já entrando em processo de ruínas quando caiu uma das torres, telhados e outros bens integrados como o altar que fora retirado.


Igreja matriz de N. Srª. Imaculada Conceição, Foto, p&b, Autor desconhecido.

- José Antônio de Sousa -
::::::::: COORDENADOR :::::::::

-----------------------------------------------------------------------------------------------



























































































-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário